Páginas

Seguidores

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

OPORTUNIDADES E POSSIBILIDADES PARA A INSERÇÃO DE INTERFACES DA WEB 2.0 NO CURRÍCULO DA ESCOLA EM TEMPOS DE CONVERGÊNCIAS DE MÍDIA

Simão Pedro P Marinho, Lorena Tárcia, Cynthia Freita de Oliveira Enoque, Rita Amélia Teixeira Vilela

Resumo


A multisensorialidade e a bidirecionalidade comunicacionais experimentadas na atualidade permanecem fora dos limites da escola. A despeito de os alunos conviverem e utilizarem suportes midiáticos nos quais imagem, movimento, cor, som e texto convergem em linguagens híbridas, bem como possibilitam o compartilhamento de informações de maneira heterárquica, a escola insiste na monotonia e monofonia do quadro de giz. Esses suportes conversacionais estão facilmente disponíveis na forma de blogs, podcats, audioblogs e editores de texto coletivo, que podem ser empregados em um contexto pedagógico para aperfeiçoar aprendizagens pela autoria e partilha. Esse artigo pretende-se um instrumento de reflexão e um convite para a inserção, na escola, desses recursos conversacionais, mais compatíveis com os alunos que hoje povoam as salas de aula e com as demandas da contemporaneidade, em um novo desafio para os professores.

Palavras-chave


educação, internet, web 2.0, tecnologias digitais, convergência de mídias

Texto completo: PDF


http://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/3223

Nenhum comentário:

Postar um comentário