OPORTUNIDADES E POSSIBILIDADES PARA A INSERÇÃO DE INTERFACES DA WEB 2.0 NO CURRÍCULO DA ESCOLA EM TEMPOS DE CONVERGÊNCIAS DE MÍDIA
Resumo
A multisensorialidade e a bidirecionalidade comunicacionais
experimentadas na atualidade permanecem fora dos limites da escola. A
despeito de os alunos conviverem e utilizarem suportes midiáticos nos
quais imagem, movimento, cor, som e texto convergem em linguagens
híbridas, bem como possibilitam o compartilhamento de informações de
maneira heterárquica, a escola insiste na monotonia e monofonia do
quadro de giz. Esses suportes conversacionais estão facilmente
disponíveis na forma de blogs, podcats, audioblogs e editores de texto
coletivo, que podem ser empregados em um contexto pedagógico para
aperfeiçoar aprendizagens pela autoria e partilha. Esse artigo
pretende-se um instrumento de reflexão e um convite para a inserção, na
escola, desses recursos conversacionais, mais compatíveis com os alunos
que hoje povoam as salas de aula e com as demandas da contemporaneidade,
em um novo desafio para os professores.
Palavras-chave
educação, internet, web 2.0, tecnologias digitais, convergência de mídias
http://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/3223
Nenhum comentário:
Postar um comentário