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segunda-feira, 5 de agosto de 2013

O que é inclusão digital? um novo referencial teórico

Hermínio Borges Neto, Eduardo Santos Junqueira Rodrigues

 Resumo

A ênfase difusionista tem predominado nas teorizações, políticas e práticas acerca da inclusão digital, marcando iniciativas em geral voltadas à expansão do acesso da população a computadores e outras tecnologias digitais. O presente artigo sintetiza e problematiza elementos principais de tal ênfase – dada sua limitada abrangência do complexo fenômeno – a partir da problemática brasileira e propõe uma nova perspectiva teórica a partir das teorizações de Pierre Rabardel. Os autores descrevem e analisam processos-chave de experiências de inclusão digital que se compõem de várias etapas de ensino: os níveis de saber digital, os níveis de conhecimento digital e seus desdobramentos. A perspectiva teórica proposta estabelece ainda uma visão sistêmica do processo de inclusão digital desdobrada em seis princípios de sustentabilidade e propõe diretrizes para a multiplicação de práticas e programas de inclusão digital no Brasil.

Texto Completo: PDF

 

http://seer.bce.unb.br/index.php/linhascriticas/article/viewArticle/7487

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